top of page

.



Há um lugar no mundo, ao sul do Japão na ilha de Okinawa, um povoado chamado Ogimi. Lá vive a maior concentração do mundo de pessoas centenárias, fruto de estudos e pesquisas ao redor do mundo em descobrir o segredo da felicidade e sobretudo da longevidade dos habitantes desse lugar.

Qual o segredo desse povo que ultrapassou de longe a expectativa de vida de qualquer país? O que há no okinawense que o torna tão ativo, feliz, gentil, bem humorado e sorridente? Quem é este povo que desconhece a palavra que define aposentadoria por esta simplesmente não fazer o menor sentido em seu entendimento?

Se tivermos a oportunidade de visitar o vilarejo de Ogimi e perguntarmos a um morador local qual o segredo de ter ultrapassado os cem anos de vida e continuar trabalhando em sua horta, participar de festas na associação da qual é membro, dançar, andar longas distâncias a pé, participar de karaokês e fazer parte dos eventos da comunidade muito provavelmente ele dirá que é o seu Ikigai!

A palavra Ikigai pode ser traduzida por algo aproximado de “razão pela qual viver.”

Os okinawenses acreditam que todas as pessoas possuem seu Ikigai pessoal, e é preciso encontrá-lo para que sua vida tenha um sentido, seja feliz, saudável e longa.

Além da alimentação saudável, a vida simples e a conexão com a natureza, há uma compreensão maior da vida no agora, na felicidade simples, no preencher o tempo apenas neste momento, manter-se ocupado com amor em todas as tarefas, exercer algum papel de contribuição na sociedade e sorrir, sorrir muito para a vida e para as pessoas. Portanto Ikigai não deve ser uma busca, e sim uma realização, assim como nos ensinam os cinco princípios do Reiki de Usui, o Gokai.

Ichariba chode é uma expressão, um provérbio originário do povo de Okinawa, sua tradução aproximada seria algo como: “Nos conhecemos e você se tornou meu irmão, mesmo que só o veja por esta vez, ainda assim o verei e tratarei como um irmão.”

Esta expressão nos faz lembrar do quinto princípio do Gokai, "só por hoje sou gentil com todos."

Há inserido na cultura japonesa, como no Ikigai ou no Gokai do Reiki, diretrizes que nos conduzem a chave que decifra um grande enigma para a humanidade atualmente. A chave para obtenção de saúde, felicidade, longevidade e prosperidade. O fim da angústia, depressão, ansiedade e outras mazelas.

Em dias de incertezas que estamos vivendo nesta pandemia, transtornos como ansiedade e depressão se tornam ainda mais intensos, o medo em sobreviver sem trabalho, o medo do vírus que assola a humanidade, o número de doentes e mortos que já não parecem mais reais de tão altos, a dúvida se a vida retornará a ser como era antes.

O Gokai assim como o Ikigai nos ensinam a voltar para dentro de nós mesmos e buscar nossa versão mais simples, mais pura, mais desprovida de tudo que aprendemos até hoje. Nossa essência.

É preciso buscar nossa versão da criança, muito antes do mundo nos ensinar a ser politicamente corretos, dar um ego para alimentarmos, ou de nos ensinar que devemos ter objetivos e metas a cumprir para nos satisfazer e a satisfazer a sociedade que nos cerca.

Nos ensinam resgatar em nós a alegria das pequenas coisas, descobrir uma nova rotina simples, mas que nos preencha, sorrir mais, muito mais! Ocupar nossa mente com o momento presente apenas.

A pergunta deve ser sempre: O que posso fazer agora?

Um café com leite, um carinho no gato, um livro ou o momento de cuidado com nossas plantas pode ser um momento de felicidade! O vento que viajou de longe até tocar nosso rosto na janela é motivo de alegria, de conexão com a natureza que veio nos encontrar. Só perceberemos isso se estivermos atentos neste instante, presentes quando o vento tocar nosso rosto!

Quando a incerteza e o medo surgir, olhe para o seu agora, se neste momento está seguro não há com o que se preocupar! Deixe para lidar com o depois quando ele se tornar agora. Isso deve bastar.

Acrescente a essa nova rotina simples, ichariba chode! E experimente sentir amor nos olhos de qualquer pessoa, veja parte de você dentro dos olhos de todos sem distinção. Eleve o seu nível de consciência humana.

Enriquecer na vida é esvaziar-se de pretensões. Não pretenda nada, viva já!

Esta vibração desbloqueará qualquer dificuldade em alcançar tudo de que precisa para ser feliz, saudável, longevo e próspero.

Não está no pedir, não está na repetição de atos e pensamentos positivos que se tornam artificiais, não há guia nem receitas prontas, é o seu caminho, o seu Ikigai!

Flua sem resistência no agora, atento no presente apenas. Experimente.

Ikigai, Ichariba chode e Gokai!

Elaine Aoki

Mestre em Reiki Usui

385 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

댓글


bottom of page