É possível que em suas buscas pela internet sobre Reiki tenha ouvido falar dos 21 dias de pausa entre níveis.
Para entendermos o que o conceito dos vinte e um dias representa, precisamos conhecer a história de sua origem, em 1960 pelo autor do livro Psycho-Cybernetics: A New Way to Get More Living out of Life (traduzido e editado no Brasil pela Summus Editorial como Liberte Sua Personalidade: Uma Nova Maneira de Dar Mais Vida à Sua Vida) (xref) do cirurgião plástico norte americano Maxwell Maltz (1889 – 1975).
Autor deste best-seller com mais de trinta milhões de cópias vendidas, o cirurgião plástico afirmava em seu livro que havia observado empiricamente, ou seja, sem nenhum embasamento científico, e sim apenas uma observação que achara curiosa, de que seus pacientes levavam em torno de vinte um dias para se acostumarem com a nova aparência. Vejam que ele mencionara em torno de, e posteriormente essa informação foi alterada para precisamente vinte e um dias.
Acredita-se que através deste livro os leitores foram atribuindo à essa mera observação a um conhecimento sólido e embasado. E assim criou-se o mito de vinte e um dias para a obtenção de hábitos.
Ao Reiki ocidental ainda foi atribuído a esse conceito mítico de que seria também um período importante a ser cumprido entre níveis de aprendizado para absorção energética, período às vezes cumprido por alguns em abstinência de alguns alimentos e bebida alcoólica. Este conceito está presente com mais intensidade à linhagem ocidental de Reiki Usui, a linhagem de Usui Shiki Ryoho de Hawayo Takata nos dias atuais.
O mestre fundador do Método Usui, Mikao Usui, iniciava os mesmos alunos ao final de toda semana como forma de fixar o conhecimento adquirido. Em algumas linhas de Reiki japonês no Japão as iniciações são realizadas diariamente. Veja como não havia e não há no Reiki em sua origem a conotação de "carga" energética recebida ou a necessidade de pausa entre iniciações.
Todo Reiki é válido, e todo Reiki funcionará desde que haja a iniciação presencial entre mestre e aluno. As formas de ensinar o método, as inserções de crenças, religiosidade e mitos é que diferem as linhas praticadas no ocidente e no mundo. Porém o Reiki Usui está presente, a energia Reiki está presente em todas elas que são oriundas de seu fundador Mikao Usui.
Iniciação nada mais é do que um ritual de desbloqueio e sintonização energética de acordo com o nível de conhecimento adquirido pelo aluno. Não é carga energética recebida. A energia Reiki se moldará ao Ki (energia pessoal do aluno) e não o aluno a ela, e o acompanhará por toda sua existência.
Elaine Aoki
mestre Reiki Usui
Maravilha, poder estudar por aqui